Cantinho de Sorrisos

2 de out. de 2016

Rosas de Jericó



💛Ola Galerinha💛

Rosas de Jericó




Ao falar de rosas, nos vem naturalmente à mente aquela flor lindíssima na ponta de um ramo espinhoso.


Mas não é só a rosa tradicional que se chama “rosa”. Havia, nos antigos desertos de Alexandria do Egito e nos afluentes do Mar Vermelho, uma planta muito curiosa e que também se chama “rosa”: é a Rosa de Jericó.
Totalmente diferenciada da rosa que conhecemos, essa planta tem uma propriedade muito curiosa.
Durante longos períodos de tempo, essa planta, que vive em regiões desertas, cresce e se reproduz até o ambiente ficar desfavorável a ela.
Então, as flores e folhas secas caem, as raízes se soltam e os galhos secos se encolhem, formando uma “bola” e permitindo que o vento a leve para onde quiser.



As Rosas de Jericó podem ser transportadas quilômetros e quilômetros pelos ventos, vivendo secas, sem uma única gota de água, durante muito tempo – até encontrarem um lugar úmido.
Achando umidade, elas afundam raízes na terra e se abrem, voltando a verdejar!


A Rosa de Jericó é um exemplo curioso da natureza, na falta de água o que é comum nos desertos, ela enrola-se sobre si mesma, formando uma bola e entra em dormência. Para que se desenrole, basta apenas que seja colocada num prato cheio de água, com as raízes para baixo, em pouco tempo ela abre-se e pode-se apreciar a planta.



A Rosa de Jericó, que inspirou uma lenda, é um apreciado amuleto que se utiliza para abençoar os lares, afastando as más influências e atraindo a paz, o poder e a abundância. Confere sorte nos negócios, habilidade no trabalho, oferece saúde, forças, felicidade e sobretudo, tem a capacidade de transformar as energias negativas em positivas no local onde se encontra.
Conta a lenda que estando Jesus orando no deserto, a Rosa de Jericó o acompanhava tenazmente arrastada pelos ventos. Detinha-se uma e outra vez aos seus pés e assim ia mantendo-se com Jesus.
Ao nascer do dia a planta abria-se com a unidade da manhã e oferecia ao Mestre as gotas de água pousadas sobre as suas folhas. Jesus, sedento depois de uma noite de oração, tomou com os dedos a água que lhe oferecia a pequena planta e agradecido por ela ter acalmado sua sede, abençoou-a com o poder da Vida Eterna.
Esta lenda estendeu-se por todos os continentes e rapidamente a Rosa de Jericó foi considerada uma Flor Divina em muitos locais da terra.
As suas propriedades inquestionáveis são admitidas como verdadeiras pelo mundo esotérico e a planta é valorizada como um precioso amuleto.
Tais são as suas qualidades, que em muitas ocasiões chegaram a ser pagas somas consideráveis por ela, visto ser uma planta bastante difícil de encontrar.

Constitui uma espécie única, oriunda da Síria. Prolifera nos desertos da Arábia, Palestina e nas proximidades do Mar Vermelho. Apesar do seu nome, não cresce na cidade de Jericó.


Cidade de Jericó

Por que “Rosa de Jericó”

Diz-se que, aproximadamente durante o segundo milênio antes de Cristo, chegou a esta cidade trazida por comerciantes e peregrinos vindos de outros lugares, que a usavam como poderoso amuleto. Durante esta época, a cidade de Jericó encontrava-se num período de grande esplendor e a planta adquiriu cada vez mais fama, sendo que acabou por ser conhecida pelo nome da cidade que com tanto ardor a acolheu.
Viajante incansável do deserto, solitária e andarilha, venerada e exaltada por muitos, a Rosa de Jericó desperta cada dia da sua letargia milenária para presentear-nos com a sua frescura, para nos matar a sede e fazer renascer nas nossas vidas a abundância, sem nos pedir nada em troca além de um pouco de atenção.
É muito fácil de conservar uma Rosa de Jericó, necessita apenas de água limpa de uma temperatura amena. Coloca-se com as raízes para baixo dentro de um recipiente e troca-se a água sempre que esta ficar turva ou suja.




 Quando é necessário guardar ou deixar descansar a Rosa de Jericó, basta deixá-la secar completamente sobre papel, de preferência em local escuro, até não existir mais umidade alguma na planta.




Sempre que quiser recuperar a sua Rosa de Jericó, basta que a volte a colocar em água para que ela o presenteie com um novo desabrochar de beleza e renascimento.



Esta viajante incansável pode acompanhar-nos por muitos anos.
Podemos deixá-la aos nossos filhos e netos, como um legado, para que continue protegendo os nossos descendentes. Em muitas famílias a Rosa de Jericó faz parte da herança familiar e são conhecidos casos de terem somado mais de um século na companhia de uma família, sobretudo legadas pelas mães às suas filhas.





A Rosa de Jericó também pode ser plantada em vasos dentro de casa.

Gostou ? 
Segue o blog ai no cantinho esquerdo da sua tela, para receber novas postagens.
 Curta minha pagina
https://www.facebook.com/cantinhodesorrisos
Inscreva se em meu canal 
 https://www.youtube.com/channel/UC5uDPJB4XmcWHeDgHebb5DA
Deixe seu joinha e compartilha com os amigos!!!


      💗Beijos e Cheiros no cantinho de seu Coração💗



3 comentários:

Unknown disse...

Agradeço pôr você me mostrar às bênçãos de Deus através da Rosa DE Jericó, Deus seja louvado.

Unknown disse...

Ganhei uma rosa mas ela não ficou verde. Como plantar ela no caso,?

Unknown disse...

Como plantar a rosa no vaso