Cantinho de Sorrisos

30 de set. de 2016

Planta Ovo



Ola Amores,
Hoje trago para vocês uma planta um tanto curiosa
Planta-Ovo (A Solanum Ovigerum) Uma Planta Ornamental 

Planta Ovo (ovigerum)
Solanum ovigerum é da família do jiló, não posso especificar a origem, pois as informações que obtive sobre sua origem são imprecisas. A planta é tão curiosa que, após o florescimento de uma florzinha roxa bem bonitinha, nascem esses frutos muito parecidos com ovos de galinha. Ao primeiro ver, são ovos bem simpáticos e originais, parece algo artificial. Não são comestíveis, mas agradam aos olhos.
Flor  da Planta Ovo
Planta Ovo (ovigerum)

Características
Esta espécie apresenta como características, hastes eretas, pubescentes e ramificada, cobertos por pequenas cerdas finas. Dá apenas uma folha por nó ondulado nas bordas. As flores são solitárias na cor lilás, e seus frutos, nem um pouco discretos, são Ovais e esbranquiçados, muito parecidos com os ovos das galinhas.
Essa planta pode ser cultivada em canteiro ou vasos, e multiplica-se por sementes. Seus frutos, após maduros, adquirem uma cor amarelada, laranja ou creme. Cada planta produz apenas de 5 a 15 frutos (Ovos), e só uma vez em toda sua vida! Por esse motivo, a cada floração você deve plantar suas sementes se quiser ver novos ovos vegetais em seu jardim.
Por esse motivo, essa planta é muito mais usada para ornamentação do que para outra coisa. Diga-se de passagem, que uma decoração com uma planta que põe ovos seria algo curioso e digno de muitos comentários a respeito. A planta apresenta como característica um tamanho pequeno, podendo variar entre 30 e 50 cm de altura. Seu período de produção é de, aproximadamente, 6 meses. 
fruto verde (não comestivel)

Fruto Maduro ( Não comestivel)
Plantio:
Deixe um espaço entre uma e outra de cerca de 50 ou 80 cm caso plante no chão, em vasos plante individual. A planta-ovo gosta de muito sol, mas também de sombra, então escolha um local para ela onde ela possa ter as duas coisas ao longo do dia.
Plante as sementes com aproximadamente  03 cm de profundidade, isso é uma camada bem levinha de terra em cima da semente.
Regue-a regularmente, mas sem encharcá-la por completo. O essencial é mantê-la úmida, assim como o seu substrato também. Porém, água demais pode fazer com que as raízes apodreçam.
Plantas delicadas como a Planta-ovo são muito propícias às pragas, portanto adube-a sempre. Ela resiste a todos os tipos de clima brasileiros, não têm muita preferência por solo, mas não se desenvolvem muito bem em solos argilosos. 

Ciclo de Vida: Bastante curtos apenas alguns meses.
Depois de dar frutos a planta não volta a frutificar. Retire as sementes e faça novas mudas.
A planta-ovo é muito próxima da berinjela que conhecemos, porém esta espécie não é comestível e só serve mesmo para ornamentação. Existe outra espécie a Solanum melongela branca que é uma variação da espécie de berinjela roxa, que também é conhecida como planta-ovo, e é uma berinjela comestível.
Solanum melongena (Madura, Comestivel)
Diferenças entre a Solanum melongena e Solanum ovigerum:
 Solanum ovigerum: planta ornamental não comestível
Solanum melongena: frutos comestíveis
 Cor dos frutos:
Solanum ovigerum: branco quando imaturo, tornando-se amarelo quando maduro.
Solanum melongena: permanecem brancos quando maduros
Tamanho dos frutos:
Solanum ovigerum: frutos pequenos, de tamanho e forma idênticos a ovos de galinha.
Solanum melongena: frutos grandes, com formato idêntico a de ovos de galinha, porém bem maiores.
beringela Branca
Planta Ovo

Meus amores,
Essa foi uma dica e uma curiosidade do dia!   

Gostou ? 
Segue o blog ai no cantinho esquerdo da sua tela, para receber novas postagens.
 Curta minha pagina
https://www.facebook.com/cantinhodesorrisos
Inscreva se em meu canal 
 https://www.youtube.com/channel/UC5uDPJB4XmcWHeDgHebb5DA
Deixe seu joinha e compartilha com os amigos!!!


      💗Beijos e Cheiros no cantinho de seu Coração💗

Nenhum comentário: