Cantinho de Sorrisos

21 de set. de 2016

Lhasa Apso

História da Raça Lhasa Apso

Olá pessoas lindas do meu Blog!!!


Olha que coisinha mais linda o nosso tema de hoje.



Eu tenho uma, e apesar de ser bem Teimosa Amo D+++
Essa é minha Melissa (Mel).
  
                                                    




Espaço necessário:
Os Lhasas podem viver satisfatoriamente dentro de casa, ao contrário de muitas raças maiores, pois geralmente não necessitam do exercício regular para reduzir a energia nervosa. Entretanto, alguns apreciam ficar em jardins e gramados, passando o tempo e brincando com seus proprietários e outros gostam de uma caminhada de 15 ou 20 minutos.
A raça geralmente se adapta muito bem em casas onde é deixado sozinho quando os proprietários saem para trabalhar. Talvez isso aconteça por causa da sua natureza independente, mas alguns poucos Lhasas sofrem da ansiedade da separação. Não fique preocupado de forma exagerada, com relação a seu Lhasa, antes de sair para o trabalho e não faça muita agitação ao chegar em casa. Certifique-se também que seu Lhasa esteja em um ambiente seguro quando estiver sem a sua supervisão. Um Lhasa esperto pode pensar em muitos tipos surpreendentes de travessuras para manter-se ocupado quando você está fora

Características físicas do Lhasa Apso:
Considerado um cão de pequeno porte, o Lhasa Apso mede entre 25 e 29 centímetros quando macho, pesando de 6 a 9 quilos. No caso das fêmeas, seu tamanho é ainda mais compacto, e pode chegar a até 27 centímetros com peso de 7 quilos. As orelhas dos cães da raça são caídas, seu pescoço é forte e suas costelas são projetadas para trás. A musculatura é desenvolvida – principalmente na área dos quadris e das coxas – e a sua cauda é franjada e composta por pelos bem longos. A pelagem – que é uma de suas principais e mais cativantes características – é composta por fios longos, pesados, duros e retos, sendo que conta, ainda, com uma subpelagem média. os Lhasa Apso têm a pelagem branca como a mais comum, sendo que variações de cor também podem ocorrer, misturando a parte alva com tons de dourado, preto, cinza e vermelho. Seus olhos são escuros, sua cabeça é ligeiramente estreita e seu focinho é médio, sendo que, no geral, pode ser considerado um animal de aparência robusta.

Expectativa de Vida:
Expectativa de vida média de 15 anos, os cães da raça podem chegar a até 20 anos de idade se cuidados de maneira cautelosa e saudável.

Personalidade do Lhasa Apso:
Alegre, fiel, companheiro, muito carinhoso, e um pouco teimoso o cão Lhasa Apso pode ser dar bem tanto com seus donos como com outros animais, sendo facilmente sociável quando condicionado para isso desde pequeno. Esperta, a raça ocupa o lugar de número 68 no ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo, e treiná-lo não é uma tarefa difícil; principalmente, quando isso é feito desde que o cão é um filhote.

Cuidados com o Lhasa Apso:
Por ser um cão de pequeno porte eles gastam energia com muita facilidade, com passeios pequenos e rápidos, até mesmo dentro de casa já pode ser o suficiente. O ideal é escovar os pelos todos os dias e antes de dar banho certifique-se que o pelo está completamente desembaraçado e depois de molhado o trabalho pode ser duplicado. A hora de secar é a mais importante pois deve ser feita de forma minuciosa para que nenhuma parte do animal fique úmida podendo acumular fungos e irritações dérmicas.

Vale lembrar aqui que é extremamente saudável para seu Lhasa o banho de sol, preferencialmente na parte da manhã ou no final da tarde.

Origem:
Embora não se tenham registros concretos sobre a sua origem, acredita-se que a raça surgiu em regiões próximas à Malásia, e o seu tipo mais antigo já é conhecido há mais de 4 mil anos. De acordo com estudos mais recentes, a raça faz parte de um grupo de cães com ligações estreitas com os lobos (seus ancestrais) e, segundo teorias, sua domesticação teria ocorrido cerca de 2,8 mil anos atrás, tornando-o um dos cães conhecidos há mais tempo no mundo
O nome Lhasa deriva de Lhassa, capital do Tibet, a palavra "Apso" significa sentinela que late.
O Lhasa Apso formou-se através do cruzamento entre o Terrier do Tibet e o Spaniel tibetano.
No passado, propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, o Lhasa Apso guardava os templos e mosteiros do Tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era considerado um animal sagrado.
Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física, conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda, no seu país de origem, pelo menos até a anexação à república popular chinesa, vivia nos mosteiros e os exemplares mais bonitos e valiosos, encontravam-se no "Potala", o palácio do Dalai Lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição. Era impossível obter um exemplar por dinheiro; excepcionalmente, como prova de especial benevolência, podia ser presenteado. Também na china, na corte imperial, os que chegavam do Tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos, e contribuíram para formar a raça Shih-Tsu. 
Os exemplares do Lhasa Apso, naquele país, são considerados como pedras preciosas. 

A raça foi trazida para o Brasil por volta de 1966.

Nenhum comentário: