Cantinho de Sorrisos

25 de set. de 2016

Horta Vertical

Dicas de Hortas Verticais

Hoje vamos falar sobre horta em casa:

Muitas pessoas querem ter verduras fresquinhas em casa, mas por falta de espaço acabam tendo que comprar.
Vou dar algumas dicas aqui para quem não tem muito espaço e quer ter verduras e legumes fresquinhos e o melhor que você sabe a procedência.





Preparo do Solo:

Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
Basta misturar um pouco de areia, terra e composto. Enquanto a terra é responsável pela umidade necessária para a planta se desenvolver, o composto orgânico (humos de minhoca ou esterco), por sua vez, possui todos os nutrientes para um crescimento forte e saudável.
Pode ser usado 2 partes de terra para 1 parte de composto orgânico e 1 de areia.
  


Preparo do Vaso:
Para preparar o vaso serão utilizados: um recipiente com canaletas e furos na base, argila expandida ou pedra brita ou isopor cortadinho, manta bidim, mudas e cobertura.
A manta bidim tem o papel de garantir que os nutrientes não sejam perdidos junto com a água ela pode ser substituída por um pano velho que esteja em desuso. Já a cobertura morta pode ser: serragem de madeira, casca de pinus, folhas secas ou aparas de grama seca.

O primeiro material a ser colocado no vaso se você tiver aí é caco de telha, argila (ou a brita), em seguida coloque a manta – tendo o cuidado de ajustar a borda ao tamanho do vaso. Agora, o vaso está preparado para receber uma camada do solo, já preparado anteriormente. Coloque então a muda e complete o vaso com o restante do solo. Se for plantar a sementinha tome cuidado para não colocar muita terra em cima dependendo a semente ½ centímetro é suficiente
Deixe um espaço entre o solo e a borda. Regue a planta e por último coloque a cobertura seca, que vai proteger o solo, se for semente tome cuidado com o tipo de cobertura vai colocar no solo ou deixe sem até ela começar a nascer.


Modelos de Horta vertical:


Esse modelo é feito de madeira fica um pouco mais caro, mas você pode utilizar palhetes que fica mais em conta.

Olha esse já com plantas.



Pode ser feito também com vasos de plásticos.
Utilizando Sarrafo e ripa, como apoio para a parede, super fácil de fazer e bem em conta.


Olha esse modelo que criativo, foi utilizado uma sapateira velha, garrafas pet e pendurado na parede com auxílio de ganchos.

Aqueles temperinhos deliciosos que não pode faltar na sua cozinha e fresquinho é ainda melhor né!
Olha só aqui foi usado latas de alumínio
Sabe aquelas latinhas de manteiga de 1kg que você usou e vai jogar no lixo ou colocar na reciclagem, então agora já sabe o que fazer com ela.



Pode ser outras latinhas também.


Garrafas Pets, sim aquelas garrafas de refrigerante pet e para quem não consome é fácil de adquirir.
Esse modelo foi ligado uma garra na outra através de um furo no fundo da garrafa e feito um elo com a própria tampa e feito uma abertura na lateral para colocar a terra e a muda. E as tampinhas furadas para que a água passe de uma garrafa para outra assim precisando molha ou encher o reservatório acima da primeira garrafa.



Esse outro modelo foi utilizado garrafas pet em pé penduradas individualmente. Fica lindo!!!!


Esse outro modelo foi utilizado garrafas pet deitadas e penduradas.



Obs:
pinte suas garrafas com uma tinta branca para que o sol não pegue diretamente  na raiz de sua plantinha.

Não esqueçam de colocar seus vasinhos em local que tenha muita iluminação solar.

Meus amores esses são algumas dicas e modelos, mais para frente vou mostrar outros.
Espero que tenham gostado!!!!   

Nenhum comentário: