Cantinho de Sorrisos

18 de set. de 2016

Você Sabia que Capim Santo é Aliado do emagrecimento?


Você sabia que Capim Santo é Aliado do emagrecimento?



Pode ser plantada em vaso.

pode ser plantado  no  chão.                                

O Capim Santo uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia, mas também cultivada no Brasil.
Usada para fins medicinal, culinário e em cosméticos.
O capim-santo (nome cientifico: Cymbopogon citratus) tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe.
Como: Erva-príncipe, Capim Cidreira, Capim Limão ou Falsa Erva Cidreira.
É comum há confusão dessa planta com a erva-cidreira cidreira (nome binomial: Melissa officinalis) para acabar com esta confusão é só observar as duas plantas, pois elas são bem diferentes.
Enquanto o Capim Santo apresenta folhas estreitas, longas e lanceoladas.

A erva-cidreira produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.

Erva Cidreira (Melissa)

   Capim santo: aliado do emagrecimento
O Capim santo funciona da seguinte maneira: o metabolismo é acelerado, as reservas de gordura são eliminadas, fazendo com que o organismo não as acumule, por isso ao preparar o Suco de capim-santo, que tem propriedade diurética, o indivíduo emagrece rapidamente.
Mas, claro, não vamos seguir o modismo. A receita só faz sentido acompanhado de exercícios físicos, sono reparador, alimentação regrada. O suco de capim santo não faz milagres. Nem ele, nem qualquer outro que não siga estas recomendações.
(Receita no fim da matéria)

Propriedades medicinais e benefícios:
No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes, como os nematoides e seu óleo essencial age contra bactérias. Além disso, cinco de seus componentes inibem a coagulação sanguínea.
Ele é bastante usado popularmente em forma de cataplasmas para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos.
O óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, especialmente as loções para peles oleosas.
Também é acrescentado a óleos de massagem e usado para aliviar dores nas costas, tendinite e dores reumáticas, além disso, quando diluído, o óleo serve para tratamento de pé-de-atleta.

Uso Tradicional:
Digestão, nervosismo, hipertensão, inchaço, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, aliviar dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, analgésico suave, convulsões, diarreia, depurativo, aumentar a produção de leite materno, combater doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular, limpeza de pele oleosa.

 Modo de preparo Chá e o Suco:
Para preparar o chá ou suco, o melhor é usar as folhas frescas, colhidas na hora do preparo.
Chá: Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe descansar por alguns minutos até a água ficar corada. Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seu efeito. Para prepara mais de uma xícara aumente a quantidade de folhas; pode ser preparado também com sachê, mas se tiver as folhas fresca melhor.
Suco: Triturar no liquidificador algumas folhas do capim-santo com água gelada e em seguida coar. Adicionar o sumo de 01 limões, de preferência sem açúcar ou tomar adoçado com açúcar mascavo, mel ou stévia.  (Consumo imediato)

 Cuidados com o consumo do capim santo:
Apesar de ser um medicamento natural, mesmo assim devem ser tomados alguns cuidados. O primeiro dele é que seu consumo deve ser moderado. Três poções diárias. O uso em excesso pode baixar a pressão. Outro é que suas folhas devem ser bem higienizadas antes do consumo (principalmente no caso do suco).
Quando for fazer o chá, evite chaleiras de alumínio. Também não é recomendado para pessoas com idade inferior aos 12 anos. O motivo é devido ao alto poder sedativo e sua ação ansiolítica. Evitar durante a gravidez, pois seu consumo sistemático pode provocar aborto.




Significado das palavras:
Lanceoladas: Órgãos que terminam com forma de lança.
Exemplo: As folhas daquela árvore são lanceoladas.
Pecioladas: Folha simples, oval com pecíolo alado.
Pecíolo: é a porção delgada da folha que une o limbo à bainha ou ao caule.
Ansiolítica: Medicamento sedativo ou hipnótico que reduz a ansiedade




Nenhum comentário: